domingo, 30 de agosto de 2009

SEM JUROS

Se você fizer uma pesquisa de preços e condições de pagamentos nas principais lojas da sua cidade, na internete ou onde quer que seja, vai deparar-se com uma constatação: quase todas vendem em até 10 vezes "sem juros". E o preço nominal de à vista é o mesmo se você pagar em 10 vezes. Peraí: SEM JUROS ?

Sabemos que juros são alterações de valor do dinheiro no tempo. Uma forma de remunerar o capitalista pela renúncia de um prazer hoje para realizá-lo no futuro.

Então, você acredita mesmo que as empresas, de repente, ficaram boazinhas, franciscanas, não aceitam remuneração pelo seu dinheiro e fazem questão de não repor as alterações do valor do seu dinheiro no tempo? Ou será que os financistas dessas empresas desconhecem os princípios elementares da matemática financeira? Ou ainda que elas irão pagar as taxas de cartão de crédito para você? Ou talvez estão lhe dando chance de colocar o dinheiro na poupança e ganhar um jurinho.

Se você acreditar em algumas dessas ilações, o único ingênuo aqui é você.

A questão é que essas empresas querem forçá-lo a pagar juros. Por isso o preço nominal de à vista é o mesmo em 10 vezes. Se você, por acaso, resolve pagar à vista, estará pagando os juros antecipadamente e sem utilizar o dinheiro. Se lhe derem algum desconto é do tamanho do nariz deles. É o melhor dos mundos para o capitalista.

São bancos travestidos de lojas de departamento, agências de viagens e outros bichos.

Acho até que o PROCON deveria proibir os anúncios dessas "promoções". Isso é propaganda enganosa. É imaginar que o cliente é idiota. Safadeza pura. Acredite.

Nenhum comentário: