sábado, 16 de maio de 2009

O GRANDE DESAFIO DA GESTÃO

O grande desafio da gestão neste século é fazer com que as equipes conduzam com inteligência, juntamente com os gestores, a organização a posições cada vez melhores nos ambientes interno e externo.

Para isso, é necessário manter equipes energizadas e empoderadas e essa missão não é das mais fáceis, levando-se em conta toda a complexidade que envolve as equipes: conjuntura, afinidades e objetivos pessoais de cada um, desafios empresariais, recompensas, etc.

Quando se chega a uma festa, a primeira coisa que se faz é pocurar pessoas conhecidas e com as quais se tenha afinidades para não se sentir "estranho no ninho" e provar para si mesmo que se é importante.

Pois bem. A melhor maneira de energizar a equipe é envolver as pessoas em missões com as quais tenham afinidades. Também deve-se proporcionar a essas pessoas o pleno domínio conceitual e operacional das competências afeitas à sua missão. Conceitual porque as pessoas precisam saber a razão de sua missão e operacional porque elas sentir-se-ão à vontade e felizes ao desempenhar papéis que encontrem ressonância nas suas habilidades e conhecimentos.

O empoderamento é outra arma valiosa nesse mister. Pessoas empoderadas são mais motivadas. Cumprem sua missão com alegria e dinamismo. Experimente deixar as pessoas tomarem decisões com responsabilidade, mas sem a neura do medo de errar. Você verá que elas sentir-se-ão parte dos resultados. Terão a impressão de que pariram alguma parte do resultado e as pessoas adoram "embonecar" a sua cria.

Não esqueça: energizar e empoderar. São as forças essenciais para vencer os desafios da gestão neste século.

Nenhum comentário: