segunda-feira, 20 de abril de 2009

A QUEDA DO PRESIDENTE DO BB E A QUEDA DOS SPREADS BANCÁRIOS

O Presidente Lula recebeu carta de demissão do Presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto, no último dia 08. O novo presidente assume com a missão de tornar o BB o principal dealer para encabeçar uma curva descendente no spread bancário no país.

Escrevi uma matéria neste mesmo blogue intitulada "Juros Bancários e Lucros Banqueiros" que explica como são astronômicos os spreads bancários no país.

Pois bem. Os banqueiros, espertamente, defendem uma lista de cadastro positivo de clientes com vistas a diminuir os custos financeiros para os clientes. Na verdade, o que estão fazendo, não toca nem tangentemente no spread bancário, que é o ganho verdadeiro dos banqueiros. Toca na inadimplência, penalizando ainda mais os que têm dificuldades de pagar suas contas em dia. E na maioria dos casos quem paga atrasado suas contas não são maus pagadores. Apenas estão passando por dificuldades. Todos passam. GM, Parmalat, Enron, Crhysler, o Governo dos Estados Unidos, enfim...todos!

Com relação a esse cadastro positivo (de clientes bons) quando tiro meu extrato do BB, sai uma mensagem assim: Taxa de cheque espécial - 148,74% a.a. Para você (que é especial) - 147 vírgula alguma-coisa por cento ao ano. Que tal? Isso é uma vergonha.

Vamos ver quem vai ter coragem de botar banqueiro na cadeia por apropriação indébita e extorsão da mais-valia do povo brasileiro.

Nenhum comentário: