sábado, 16 de maio de 2009

DETALHE DA ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Uma premissa básica para que algum analista venha a debruçar-se sobre demonstrativos contábeis para análise é a veracidade das informações ali contidas. Nenhum analista irá empregar seus conhecimentos refinados para analisar demonstrativos ou relatórios sem que tenha a certeza de que são a mais cristalina expressão da verdade.
Um dos instrumentos importantes é o Parecer dos Auditores Independentes, o qual traz a opinião de pessoa especializada e com alto conhecimento a respeito da idoneidade das informações exaradas nesses relatórios.
Mas cuidado. A Enron, a Parmalat e outras empresas que tiveram suas vísceras expostas também tinham pareceres favoráveis de auditores independentes e algumas dessas empresas que quebraram com a crise internacional tinham até uma ótima pontuação pelas empresas de "rating".
O analista precisa muitas vezes fazer uma verificação amostral in loco ou em outras fontes confiáveis que atestem essa veracidade. É o seu rico dinheirinho ou do seu patrocinador que estará em jogo. Faça sempre uma análise segura e dentro da boa técnica para subsidiar as suas decisões empresariais que envolvam negócios relevantes com outras empresas.
Bola de cristal ninguém tem. Mas o espelho pode ser mágico se você cuidar bem dele.
Bom trabalho.

Nenhum comentário: