domingo, 30 de agosto de 2009

SEM JUROS

Se você fizer uma pesquisa de preços e condições de pagamentos nas principais lojas da sua cidade, na internete ou onde quer que seja, vai deparar-se com uma constatação: quase todas vendem em até 10 vezes "sem juros". E o preço nominal de à vista é o mesmo se você pagar em 10 vezes. Peraí: SEM JUROS ?

Sabemos que juros são alterações de valor do dinheiro no tempo. Uma forma de remunerar o capitalista pela renúncia de um prazer hoje para realizá-lo no futuro.

Então, você acredita mesmo que as empresas, de repente, ficaram boazinhas, franciscanas, não aceitam remuneração pelo seu dinheiro e fazem questão de não repor as alterações do valor do seu dinheiro no tempo? Ou será que os financistas dessas empresas desconhecem os princípios elementares da matemática financeira? Ou ainda que elas irão pagar as taxas de cartão de crédito para você? Ou talvez estão lhe dando chance de colocar o dinheiro na poupança e ganhar um jurinho.

Se você acreditar em algumas dessas ilações, o único ingênuo aqui é você.

A questão é que essas empresas querem forçá-lo a pagar juros. Por isso o preço nominal de à vista é o mesmo em 10 vezes. Se você, por acaso, resolve pagar à vista, estará pagando os juros antecipadamente e sem utilizar o dinheiro. Se lhe derem algum desconto é do tamanho do nariz deles. É o melhor dos mundos para o capitalista.

São bancos travestidos de lojas de departamento, agências de viagens e outros bichos.

Acho até que o PROCON deveria proibir os anúncios dessas "promoções". Isso é propaganda enganosa. É imaginar que o cliente é idiota. Safadeza pura. Acredite.

SAPO BIGODUDO

Temos visto nos últimos meses uma verdadeira queda de braço sobre a permanência ou não do Zé Sarney na presidência do Senado Federal.

Prá começar, foram os próprios senadores que o elegeram os que hoje pedem a sua cabeça. Compuseram uma chapa para não permitir a ascenção de Tião Viana (PT-AC), passando neste uma rasteira juntamente com o Zé Saney. Marconi Perillo (PSDB) é o vice.

O PSDB e o DEM certamente pensaram: "vamos fazer Sarney beber do próprio veneno. Vamos sair de vice e depois a gente passa o rapa nele como ele teria feito com Tancredo".

Sarney é considerado por muitos - inclusive por mim - o abominável homem das falcatruas e das manobras. Nocivo ao país e ao Maranhão, ele e seu grupo deverão receber a resposta do povo em 2010, entre outros motivos, pela afronta de ter usurpado o direito de Jackson Lago governar.

Mas, se de um lado a queda de Sarney seria uma vitória para o povo brasileiro, por outro lado, a ascenção de Marconi Perillo seria o desastre total da instituição Senado Federal e das aspirações populares.

Assim, é péssimo com ele, mas no atual contexto, é desastroso sem ele.

Vamos engolir esse sapo bigodudo. Sem sal. Depois a gente o derruba e põe-no para longe do poder. Ele e a usurpadora.

sábado, 1 de agosto de 2009

DE VOLTA ÀS AULAS

Estamos, mais uma vez, de volta às aulas!

Tenho certeza que faremos mais um semestre dentro da harmonia e respeito sempre peculiares aos nobres alunos e alunas da Faculdade de Imperatriz - FACIMP.

Vamos prá cima e vamos em frente!

Preocupar-se com notas? De jeito nenhum. É só estudar bastante que tudo vai dar certo.

Um abraço a todos e muita energia para mais um certame.

PROF. JORGE ANTONIO